quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Adaptação no Casamento: Finanças



Quero agradecer os comentários do post anterior! Adorei ler um pouquinho da experiência de outras pessoas. E achei o máximo ter um comentário de um homem! E não era meu marido. Hehehe! Só para completar o post anterior, embora a adaptação da relação com o marido esteja sendo tranquila, tive muita dificuldade em relação aos cuidados com a casa e cozinhar. Na casa dos meus pais sempre teve empregada, portanto, nunca precisei fazer nada. Estou aprendendo aos poucos.

Enfim...



Tudo começa antes do casamento. Quando noivamos, começamos a dividir as tarefas... Eu ainda estava terminando a faculdade, escrevendo monografia e com o pouco que eu ganhava, apenas comprei mala para a nossa viagem, máquina fotográfica, isto é, essas pequenas coisas que quem ganha como estagiária tem condições de comprar. Rsrsrs. Mas mesmo nessas pequenas coisas, já conversávamos. Eu falava para ele quanto eu estava conseguindo juntar e pensávamos juntos no que poderíamos comprar.

Da mesma forma, durante um pouco mais de um ano ele juntou dinheiro em uma poupança. Todo mês depositava uma quantia significativa com o objetivo de comprar as coisas da nossa casa e pagar a lua de mel.

Então na hora de decidir o que comprar, sempre era da mesma forma, conversávamos até decidir o que comprar, de que jeito e qual era o nosso gosto. E, por exemplo, eletrônicos era mais com ele, em relação a móveis para sala de estar/jantar eu predominei nas escolhas. Já na cozinha e o quarto, a decisão foi conjunta mesmo. E assim foi indo...

Mas a parte desconcertante veio na lua de mel... Eu já não dependia dos meus pais, mas não estava trabalhando ainda. Também não sabia como iriamos nos organizar para passar o mês (embora já tínhamos uma planilha com a estimativa de gastos), não sabia até onde poderíamos ir.

Amsterdã (lua de mel).


Já tínhamos claro que não existiria o dinheiro seu e o dinheiro meu. O dinheiro ficaria em apenas uma conta e seria NOSSO. Contudo, eu tinha o sentimento de que o dinheiro era dele, já que eu ainda não estava trabalhando.

Eu estava na Europa! Ficava apaixonada por roupas e bolsas, mas não tinha coragem de pedir ao meu marido (eu ainda não tinha cartão). Nada que me tirasse o sono, mas sabe como é mulher... teve uma jaqueta que eu sempre lembrava dela, mas achava o preço caro, então ficava calada. Como fui no verão, não levei muito casaco e sentia muitooo frio, choveu bastante.

Meu marido percebeu que seria bom comprarmos um casaco e começamos a procurar... Só que eu queria achar um barato, para não gastar muito do “seu” dinheiro. Só que cheguei a comentar de leve sobre um casaco lindo que vi, mas com um valor acima do que eu gostaria. Ele voltou comigo na loja e comprou. Achou o valor acessível.

Ai eu comentei com ele que não queria explorar, ficar gastando o dinheiro dele. Rapidamente ele me explicou com palavras o que suas atitudes já diziam, que o dinheiro era nosso e que eu poderia comprar o que me interessasse. Ele disse que sabia que eu tinha sabedoria e não iria comprar algo que foge ao que podíamos pagar.

Resultado... Aos poucos me soltei e voltei da lua de mel com dois casacos lindos, duas bolsas, vários lenços, um anel de prata, lindas caixas organizadoras, várias blusas de manga cumprida e essas bugigangas que a gente trás de viagem.

E é assim, aqui em casa o que é seu é meu e vice-versa. Embora agora eu não tenha remuneração (sou psicóloga voluntária), trabalhei durante alguns meses e eu passava todo o dinheiro para a conta dele e lá administrávamos juntos. E agora não recebo, mas o dinheiro dele é nosso, e lidamos muito bem com isso.

Novamente quero ouvir vcs!

10 comentários:

  1. Bem, eu e o Marcelo nunca tivemos dificuldades com a parte financeira. Eu e ele lemos quando estávamos noivos o livro Casais inteligentes enriquecem juntos. Tiramos apenas algumas idéias dele pois ele é muito estilo americano ... Mas a principal ideia foi a mesma que vocês seguem: o dinheiro é nosso! Depois que casamos dividimos o dinheiro para cada coisa, inclusive um montante para cada um gastar como quiser. Chamamos de individual. E não gastamos além das cotas divididas e em casos especiais redistribuímos de outras cotas. O nosso único problema foi quem cuidaria das finanças. Ambos queriam mas ele cedeu e quem cuida sou eu. Tem quem fale que é porque nós dois somos concursados, mas acho que não é isso e sim o nosso pensamento de tudo o que é meu é dele e vice-versa afinal somos casados em comunhão de bens.

    ResponderExcluir
  2. flor, aqui em casa é a mesma coisa, administramos muito bem nossos sálarios, temos uma planilha de gastos e de sobras com as sobras podemos compras as coisas "superfulas", estamos casados á um ano e 1 mês e já temos um bebÊ de 2 meses quase 3 então tbm temos que contar com os imprevistos de ter uma criança.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu marido sempre juntamos nosso dinheiro, e fica como nosso. Assim como a Polyana, temos um valor individual para cada um gastar com o que quiser. Ele que cuida das finanças de casa, mas eu sempre fico a par de como está cada coisinha. O que é meu é dele e o que é dele é meu. E assim nós vamos levando a vida, sem problemas com dinheiro e contas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. e delicia! a hora do financeiro é chatinha mas casamento é tudo de bom!


    bjs lindo blog! e lindo seu casamento! li seu outro blog =)

    ResponderExcluir
  5. Todo relacionamento exige adaptação, imagina um casamento onde estamos construindo umavida com outra pessoa..Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  6. A visão que eu tinha das finanças enquanto casal mudou muito depois que li Casais inteligentes enriquecem juntos. Vc já leu?

    ResponderExcluir
  7. Depois do casamento é tudo "nós"... Meus pais juntam os salários, mas conheço vários casais que não fazem isso!

    Obrigada pela visita! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Hello, primeira vez aqui no seu blog e digo que já tô amando tudo isso.
    Mta informação bacana e ótimas fotos!
    Parabéns!!

    ah , ótimo post, isso é imprensidível!!!!
    Bjos!!!
    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas!!!

    Tem sorteio rolando la no blog, te espero la!!!!

    http://faeguvaocasar.blogspot.com.br/2012/10/e-tem-sorteio-aqui-no-blog-amar-e.html

    Bjsss e uma otima semana!

    ResponderExcluir
  10. Aqui tb tudo é dividido, tenho até que um salário razoável por ser professora pq tenho carga suplementar, mas meu marido ganha praticamente o dobro que eu e no começo tb me sentia desconfortável em fazer escolhas caras pq não podia pagar sozinha.
    Mesmo com essa diferença temos uma poupança conjunta na qual guardamos uma quantia proporcional a quanto cada um ganha. E tenho um $$ só meu para gastar comigo sem precisar dizer onde e pq.
    Mas foi difícil o começo... sair da casa dos pais e assumir responsabilidades financeiras não é fácil!!

    Beijos

    ResponderExcluir