segunda-feira, 10 de março de 2014

Como planejar uma viagem

             Demorei, mas voltei! Hoje o post pode não ser novidade ou do interesse de alguns, mas resolvi fazer a pedido de uma amiga que quer aprender a planejar as viagens da família. Há excelentes blogs de viagem que aprofundam o tema, bem como pessoas mais viajadas que eu. Meu objetivo é apenas ajudar aquelas que me perguntam sobre o assunto ou que, apesar de eu não conhecer, pode se beneficiar do pouco que eu aprendi.   Então vamos lá!

Em frente à Casa Branca


            Planejar uma viagem de maneira independente não é tão prático quando comprar pacotes em agências de turismo, entretanto, te permite começar a curtir as férias antes mesmo dela começar! Por um lado é uma tarefa cansativa, visto que é preciso pesquisar em sites e blogs, ficar de olho nas promoções etc. Por outro lado é uma economia, assim como um imenso prazer chegar em uma cidade ou país novo com um conhecimento prévio sobre o lugar.

- Quantos dias ficar? Essa pergunta parece simples, mas não deve ser uma decisão aleatória. Deve-se levar em consideração quantos dias a pessoa poderá tirar de férias do trabalho, mas também quantos dias será preciso para fazer os passeios que são considerados principais para o viajante. Por isso, antes de escolher quanto tempo ficar, é preciso ler um pouco sobre o destino e as possibilidades que o mesmo oferece.

- Em que época ir? Sim, essa é outra questão fundamental. Se a pessoa tem flexibilidade para marcar as férias, também é bom ler um pouco sobre o destino para saber quais são as melhores épocas. Já imaginou marcar uma viagem a praia e depois descobrir que você vai em uma estação chuvosa? Ou descobrir que marcou uma viagem ao Caribe em temporada de furacão? Há quem ache que isso não é problema, mas não é o meu caso (e acho que o da maioria).

Na minha opinião, dificilmente revistas de viagem ajudam. Já comprei várias, então digo por experiência...  As matérias podem te inspirar um pouco, mas não oferecem informações práticas. O melhor mesmo são os blogs de viagem, além de inspiração contém muitas dicas. Para quem está começando indico a leitura do Viaje na Viagem.

Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso comprar passagens com bastante antecedência para encontrar bons preços, mas não é o ideal. Se você quer comprar passagens baratas tem uma dica de ouro: acesse frequentemente o www.melhoresdestinos.com.br.  Nesse site você descobre as promoções! Se você não tiver paciência de entrar constantemente no site não tem problema! Curta os Melhores Destinos no facebook ou preencha seu email no site e você receberá as promoções diariamente! Eu cadastrei meu email e eles não enchem a nossa caixa de entrada, fiquem tranquilos! Clique aqui para ver o post em que este site nos ensina a antecedência necessária para cada tipo de viagem.

É importante escolher uma boa localização para se hospedar, isso facilita o trânsito pela cidade. Para ajudar nessa tarefa, além das dicas de blogs, o Tripadvisor é MUITO BOM! Nele você encontrará a nota e opinião de diversas pessoas que já se hospedaram em cada hotel. Nada melhor do que saber as experiências de outros viajantes. Além disso, há vários sites em que podemos fazer reserva de hotéis. Vou mencionar os que já utilizei e gostei: Booking e Airbnb. E o Tripadvisor não te ajuda apenas em relação a hospedagem, pois também há avaliações de passeios e restaurantes.

Quando começo a pesquisar sobre um destino, crio uma pasta em que salvo mapas e outros arquivos. Sempre faço uma planilha no excel para estimar gastos. Pesquiso o preço de cada passeio, de alimentação e tudo que for preciso para ter uma noção de quanto devo gastar. Geralmente divido com os seguintes itens: passagem, hospedagem, transporte, alimentação, passeios e compras. Também crio um arquivo do word, no qual anoto as melhores informações e dicas que encontro nos blogs. Após ter bastante conhecimento e anotações monto o roteiro dia a dia, que não precisa ser seguido a risca, mas dá uma boa noção de como organizar o tempo. Levo para a viagem uma cópia impressa de todas essas coisas e também deixo a pasta no tablet ou celular. Assim você sempre tem em mãos as informações necessárias no momento.

Cada pessoa tem o seu jeito de planejar uma viagem e se você tiver uma ideia diferente compartilhe comigo! Também tenho muito o que aprender! Sei que tem alguns aplicativos de celular que podem ser uteis, mas nunca tive paciência de pesquisar sobre eles.


Até a próxima!

6 comentários:

  1. Saudações Thais! Acho essencial sempre planejar! Planejo sempre, até visitas em museus locais... até rota de padaria, rsrsrs.... imagine só viajar para longe? Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ja salvei o site com as promoções dos vôos rs...
    Dicas são sempre vem vindas, e adorei as suas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Thaís que bom que por aqui tbém tem post fresquinho e super legal, eu adoro o melhores destinos, conheci o Denis autor do blog em um encontro de blogueiros tipo um Deus no meio dos outros kkkkkk todo mundo querendo sugar um pouquinho do que ele sabe srrs, infelizmente eu dependo das férias do meu marido p viajar então nunca consigo aproveitas as promoções relâmpagos que ele compartilha com os leitores, quem sabe uma hora dá certo, sem duvida planejar a própria viagem nos leva viajar antes dela, adoro, e suas dicas estão ótimas! Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, nossa que chique você na casa branca, adorei. Eu ainda estou me organizando aqui com a construção da casa, que você sabe não é nada barato, mas SONHO em logo poder começar a viajar e curtir tudo nesse mundão a fora. Amei suas dicas, com certeza vale a opinião de uma pessoa amiga do que revistas. Compartilhe mais o que você for descobrindo por aí. Bjs

    ResponderExcluir