quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Eu e meu marido ficamos com uma dúvida enorme... Alugamos o carro para todos os dias, mas valia a pena ir ao Vale dos Vinhedos de carro ou era melhor ir por agência de turismo? Até hoje não tenho uma opinião formada. De Gramado a Bento Gonçalves são cerca de 115 km, passando por 3 pedágios e estada sinuosa entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Apesar disso gostei de fazer a viagem de carro. O problema maior foi ter demorado a sair de Gramado, com isso, deixamos de fazer algumas coisas que gostaríamos no Vale.

DICA: Se essa é uma parte da viagem importante para você, não faça a visita bate-volta, se hospede e curta tudo que a região tem a oferecer.

Pórtico


Antes do pórtico, a um centro de informações! O atendimento é ótimo, a pessoa tentou entender nosso objetivo e indicou o que poderíamos fazer.

Vinícola Aurora
 A Vinícola Aurora fica no centro da cidade e é a maior cooperativa vinícola do Brasil. Achei interessante porque parte dela fica em tuneis subterrâneos que cruzam as ruas da cidade.

Vinícola Aurora
Na Vinícola Miolo também fizemos a visita guiada e, ao final, fizemos um mini curso de degustação com o mesmo enólogo. Nós que somos leigos no assunto, adoramos! Foi um aprendizado.

Parreiral no Vale dos Vinhedos

Parreiral de exposição da Vinícola Miolo

Na Vinícola Miolo






Hotel e Spa do Vinho Caudalie


Enfim, o tempo passou rápido e fomos fazer o passeio de Maria Fumaça (logo que chegamos a Gramado compramos os ingressos por telefone já que é preciso reservar com antecedência). Agora vou falar a minha opinião mesmo... Sei que a maioria curte o passeio, mas eu e o Gustavo não curtimos. Dormimos em parte da "viagem", de tão animada que achamos. E a vista não tem graça nenhuma, diferente do passeio de trem que fizemos em Curitiba. Mas se você quiser ir, preste atenção nas DICAS: 
1. Não fique no primeiro vagão para não terminar o passeio com cheiro de fumaça.
2. Se quiser fazer o passeio, faça antes de ir a Noite Gaúcha. Como nós já tínhamos ido a esse lindo show, sinceramente, não achei graça nos gaúchos tocando, nem em umas mulheres que passaram fazendo piada.




 Teve uma parada na estação de Garibaldi e lá vi lindas flores. Foi a melhor parte do passeio! rsrsrs.


Ao comprar o passeio de maria fumaça ganhamos os ingressos para o Parque Temático Epopéia Italiana, que fica bem pertinho da maria fumaça. Contudo, só pensávamos em voltar para Gramado. Fica para a próxima vez!

Se eu for a Bento Gonçalves novamente pretendo me hospedar por pelo menos 3 dias. No Vale dos Vinhedos, me pareceu interessante conhecer a Casa Valduga, Cave de Pedra e Vinícola Don Laurindo. Também conhecer a Vinícola Salton e um pouco do Vale do Rio das Antas. Para os aventureiros, tem rafting no Rio das Antas e outros atrativos como tracking.

:*

10 comentários:

  1. Taís, que lindo e que delicia de lugar, eu não conheci qdo fomos, meu marido já conhece, mas qdo fomos a chuva nos desanimou de pegar a serra, amei as fotos, espero um dia conhecer! Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. Que lugar liiindo!

    Apaixonante.

    Morro de medo de estradas sinuosas srsrs Mas o passeio vale a pena né?

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Que cidade linda!!! E com ótimos vinhos né!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Thaís,
    passei a virada do ano 2010-2011 em Bento Gonçalves e depois fui para Gramado/Canela.
    Ao todo foram 10 dias de puro encanto!

    Bento Gonçalves é uma cidade incível, assim como Gramado.
    Um passeio que quero repetir!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  5. Passando para te desejar uma boa semana!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  6. Uma pena não terem conhecido o Epopeia Italiana. A maioria das pessoas faz isso: se importa mais com o passeio de Maria Fumaça, levando em consideração o que ouviram de outras pessoas, deixando de lado a parte mais importante e emocionante do passeio a Bento Gonçalves: Epopeia Italiana.
    Uma pena mesmo não terem curtido esse lindo espetáculo.
    Uma dica: não baseie-se apenas no que os outros lhe indicam na hora de viajar. As maiores surpresas são as que a gente encontra sem querer, pelo caminho.

    ResponderExcluir
  7. Eu não deixei de ir a Epopeia por ouvir a opinião dos outros, mas porque estávamos muito cansados e preocupados com a viagem de volta (tem trechos sinuosos).
    Deixamos de ir com tranquilidade porque ainda vamos voltar lá! Afinal, a Serra Gaúcha tem muita coisa boa e não dá para conhecer tudo de uma vez só!
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Thaís, vou a gramado na próxima semana, e estou com a mesma duvida que mencionou no inicio, na verdade como optamos por locar um carro para todos os dias, gostaria de reservar um único dia para fazer vale dos vinhedos, e o passeio de Maria fumaça, a grande duvida é, ir até Bento de carro, de Maria fumaça de Bento até Carlos Barbosa, e como retornar de Carlos Barbosa a Bento? Ônibus? Taxi? Como vc fez?

    ResponderExcluir
  9. Lu!
    Em Gramado, fomos ao Centro de informações. Lá a atendente nos passou o telefone para fazermos a reserva da maria fumaça. No preço do ingresso, já estava incluso a volta de ônibus. É super tranquilo!
    Se vc ainda tiver dúvida, é só me mandar por email (thaismv@gmail.com).
    Boa viagem!!!

    ResponderExcluir