quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Eu e meu marido ficamos com uma dúvida enorme... Alugamos o carro para todos os dias, mas valia a pena ir ao Vale dos Vinhedos de carro ou era melhor ir por agência de turismo? Até hoje não tenho uma opinião formada. De Gramado a Bento Gonçalves são cerca de 115 km, passando por 3 pedágios e estada sinuosa entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Apesar disso gostei de fazer a viagem de carro. O problema maior foi ter demorado a sair de Gramado, com isso, deixamos de fazer algumas coisas que gostaríamos no Vale.

DICA: Se essa é uma parte da viagem importante para você, não faça a visita bate-volta, se hospede e curta tudo que a região tem a oferecer.

Pórtico


Antes do pórtico, a um centro de informações! O atendimento é ótimo, a pessoa tentou entender nosso objetivo e indicou o que poderíamos fazer.

Vinícola Aurora
 A Vinícola Aurora fica no centro da cidade e é a maior cooperativa vinícola do Brasil. Achei interessante porque parte dela fica em tuneis subterrâneos que cruzam as ruas da cidade.

Vinícola Aurora
Na Vinícola Miolo também fizemos a visita guiada e, ao final, fizemos um mini curso de degustação com o mesmo enólogo. Nós que somos leigos no assunto, adoramos! Foi um aprendizado.

Parreiral no Vale dos Vinhedos

Parreiral de exposição da Vinícola Miolo

Na Vinícola Miolo






Hotel e Spa do Vinho Caudalie


Enfim, o tempo passou rápido e fomos fazer o passeio de Maria Fumaça (logo que chegamos a Gramado compramos os ingressos por telefone já que é preciso reservar com antecedência). Agora vou falar a minha opinião mesmo... Sei que a maioria curte o passeio, mas eu e o Gustavo não curtimos. Dormimos em parte da "viagem", de tão animada que achamos. E a vista não tem graça nenhuma, diferente do passeio de trem que fizemos em Curitiba. Mas se você quiser ir, preste atenção nas DICAS: 
1. Não fique no primeiro vagão para não terminar o passeio com cheiro de fumaça.
2. Se quiser fazer o passeio, faça antes de ir a Noite Gaúcha. Como nós já tínhamos ido a esse lindo show, sinceramente, não achei graça nos gaúchos tocando, nem em umas mulheres que passaram fazendo piada.




 Teve uma parada na estação de Garibaldi e lá vi lindas flores. Foi a melhor parte do passeio! rsrsrs.


Ao comprar o passeio de maria fumaça ganhamos os ingressos para o Parque Temático Epopéia Italiana, que fica bem pertinho da maria fumaça. Contudo, só pensávamos em voltar para Gramado. Fica para a próxima vez!

Se eu for a Bento Gonçalves novamente pretendo me hospedar por pelo menos 3 dias. No Vale dos Vinhedos, me pareceu interessante conhecer a Casa Valduga, Cave de Pedra e Vinícola Don Laurindo. Também conhecer a Vinícola Salton e um pouco do Vale do Rio das Antas. Para os aventureiros, tem rafting no Rio das Antas e outros atrativos como tracking.

:*

9 comentários:

  1. Taís, que lindo e que delicia de lugar, eu não conheci qdo fomos, meu marido já conhece, mas qdo fomos a chuva nos desanimou de pegar a serra, amei as fotos, espero um dia conhecer! Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. Que lugar liiindo!

    Apaixonante.

    Morro de medo de estradas sinuosas srsrs Mas o passeio vale a pena né?

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Que cidade linda!!! E com ótimos vinhos né!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Thaís,
    passei a virada do ano 2010-2011 em Bento Gonçalves e depois fui para Gramado/Canela.
    Ao todo foram 10 dias de puro encanto!

    Bento Gonçalves é uma cidade incível, assim como Gramado.
    Um passeio que quero repetir!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  5. Uma pena não terem conhecido o Epopeia Italiana. A maioria das pessoas faz isso: se importa mais com o passeio de Maria Fumaça, levando em consideração o que ouviram de outras pessoas, deixando de lado a parte mais importante e emocionante do passeio a Bento Gonçalves: Epopeia Italiana.
    Uma pena mesmo não terem curtido esse lindo espetáculo.
    Uma dica: não baseie-se apenas no que os outros lhe indicam na hora de viajar. As maiores surpresas são as que a gente encontra sem querer, pelo caminho.

    ResponderExcluir
  6. Eu não deixei de ir a Epopeia por ouvir a opinião dos outros, mas porque estávamos muito cansados e preocupados com a viagem de volta (tem trechos sinuosos).
    Deixamos de ir com tranquilidade porque ainda vamos voltar lá! Afinal, a Serra Gaúcha tem muita coisa boa e não dá para conhecer tudo de uma vez só!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Thaís, vou a gramado na próxima semana, e estou com a mesma duvida que mencionou no inicio, na verdade como optamos por locar um carro para todos os dias, gostaria de reservar um único dia para fazer vale dos vinhedos, e o passeio de Maria fumaça, a grande duvida é, ir até Bento de carro, de Maria fumaça de Bento até Carlos Barbosa, e como retornar de Carlos Barbosa a Bento? Ônibus? Taxi? Como vc fez?

    ResponderExcluir
  8. Lu!
    Em Gramado, fomos ao Centro de informações. Lá a atendente nos passou o telefone para fazermos a reserva da maria fumaça. No preço do ingresso, já estava incluso a volta de ônibus. É super tranquilo!
    Se vc ainda tiver dúvida, é só me mandar por email (thaismv@gmail.com).
    Boa viagem!!!

    ResponderExcluir